O grande mestre da arquitetura portuguesa cumpre hoje 79 anos. Álvaro Siza, formado na Escola de Belas Artes do Porto e desde cedo iniciou um estilo arquitetônico muito próprio, fortemente influenciado por Adolf Loos e Alvar Aalto.
Foi o primeiro prêmio priztker português em 1992 com o projeto da renovação da zona do Chiado, em Lisboa, sucedido pelo seu inseparável amigo Eduardo Souto de Moura, em 2011.
Usando o desenho como ferramenta inseparável do ato de projetar, foi percursor da chamada “Escola do Porto” e atualmente tem projetos espalhados em todos os cantos do mundo, influenciando várias gerações de arquitetos.
Entre as obras mais destacadas estão a Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, a Quinta da Malagueira, o Museu de Serralves, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Complexo de Habitação Social – Bouça, a Igreja do Marco de Canaveses, o “Edifício Bonjour Tristesse” e o Museu Iberê Camargo.
Recentemente foi vencedor do prêmio “Átrio da Alhambra” e construirá em breve o projeto entitulado “Puerta Neuva”em conjunto com o arquiteto espanhol Juan Domingo Santos.
Um Aditório em Ceuta foi a sua última obra inagurada, em Fevereiro passado.
Com um legado internacional fortemente distiguido através dos múltiplos prêmios que ganhou, felicitamos o arquiteto português pela notável Obra e esperamos que nos continue a marcar pela importância do Lugar e do conforto na arquitetura.